top of page
rascunho para anuncios e banners (Anúncio para Facebook).jpg

Plataformas interativas x Aulas gravadas em vídeo: Qual é a melhor opção para cursos técnicos?

Por que as plataformas interativas de ensino são mais eficazes do que as aulas gravadas em vídeo para cursos técnicos: Uma análise comparativa.



Os cursos técnicos são uma opção popular para aqueles que desejam se aprimorar profissionalmente em uma área específica. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de opções de cursos técnicos disponíveis, incluindo opções online. Com a pandemia da Covid-19, as aulas virtuais tornaram-se ainda mais comuns, com muitas instituições de ensino mudando para plataformas de ensino mediado por computador para oferecer seus cursos. No entanto, há um debate em curso sobre qual é a melhor forma de oferecer cursos técnicos online: aulas gravadas em vídeo ou plataformas interativas de ensino mediado por computador.


Neste artigo, argumentarei que as plataformas interativas de ensino mediado por computador são muito melhores e mais eficazes para o aprendizado do futuro profissional do que as aulas gravadas em vídeo.


Antes de mergulhar nas razões pelas quais as plataformas interativas de ensino mediado por computador são superiores, é importante entender as diferenças entre as duas abordagens. Aulas gravadas em vídeo são exatamente o que parecem - aulas gravadas em vídeo que os alunos assistem em seu próprio ritmo. Em contraste, as plataformas interativas de ensino mediado por computador são projetadas para oferecer uma experiência de aprendizado mais envolvente e interativa. Essas plataformas podem incluir atividades práticas, jogos educativos, fóruns de discussão e muito mais.


Agora, vamos aos argumentos sobre por que as plataformas interativas de ensino mediado por computador são superiores às aulas gravadas em vídeo.


Engajamento do aluno

As plataformas interativas de ensino mediado por computador são projetadas para serem mais envolventes para os alunos do que as aulas gravadas em vídeo. Ao oferecer atividades práticas, jogos educativos e fóruns de discussão, os alunos são incentivados a se envolverem mais com o material. Isso torna o aprendizado mais agradável e também ajuda a reter informações com mais facilidade. Por outro lado, as aulas gravadas em vídeo podem ser monótonas e menos envolventes, o que pode levar os alunos a perder o interesse e não aprender tanto quanto poderiam.


Feedback imediato

Com as plataformas interativas de ensino mediado por computador, os alunos recebem feedback imediato sobre seu desempenho em atividades práticas e jogos educativos. Isso ajuda os alunos a entenderem melhor seus pontos fortes e fracos e a se concentrarem nas áreas em que precisam melhorar. Além disso, esse feedback ajuda os alunos a acompanhar seu progresso ao longo do tempo. Em contraste, as aulas gravadas em vídeo não oferecem feedback imediato, o que pode tornar mais difícil para os alunos entenderem onde precisam melhorar.


Customização

As plataformas interativas de ensino mediado por computador permitem que os alunos personalizem sua experiência de aprendizado. Eles podem escolher quais atividades práticas fazer, em que ordem fazer e quando fazê-las. Isso ajuda os alunos a se concentrarem em áreas específicas em que precisam melhorar. Por outro lado, as aulas gravadas em vídeo são geralmente mais rígidas em sua estrutura e sequência, o que pode não atender às necessidades individuais dos alunos.


Colaboração e interação

As plataformas interativas de ensino mediado por computador permitem que os alunos trabalhem juntos em atividades práticas e participem de fóruns de discussão para trocar ideias e perguntas. Isso ajuda os alunos a se conectar com outros estudantes e a aprender com as experiências uns dos outros. Além disso, a colaboração e interação com outros alunos pode melhorar a motivação dos estudantes. Por outro lado, as aulas gravadas em vídeo são geralmente experiências solitárias e isoladas.


Flexibilidade

As plataformas interativas de ensino mediado por computador permitem que os alunos aprendam em seu próprio ritmo e em um horário que seja conveniente para eles. Isso é particularmente útil para aqueles que trabalham ou têm outras obrigações e não podem seguir um horário fixo de aulas. Além disso, os alunos podem acessar as plataformas a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenham uma conexão à internet. Em contraste, as aulas gravadas em vídeo podem ter horários fixos de aulas, o que pode não ser conveniente para todos os alunos.


Melhor preparação para o mundo profissional

As plataformas interativas de ensino mediado por computador podem preparar melhor os alunos para o mundo profissional. Essas plataformas muitas vezes incluem atividades práticas e cenários simulados que os alunos podem experimentar e praticar. Isso pode ajudar a preparar os alunos para situações reais que podem encontrar no local de trabalho. Além disso, as plataformas interativas de ensino mediado por computador incentivam a resolução de problemas e a tomada de decisões, habilidades essenciais no mundo profissional. Por outro lado, as aulas gravadas em vídeo podem ter um foco mais teórico e menos prático, o que pode não preparar tão bem os alunos para o mundo profissional.


Em resumo, as plataformas interativas de ensino mediado por computador oferecem muitas vantagens em relação às aulas gravadas em vídeo para cursos técnicos. Essas plataformas oferecem uma experiência de aprendizado mais envolvente, feedback imediato, customização, colaboração e interação, flexibilidade e melhor preparação para o mundo profissional. Embora as aulas gravadas em vídeo ainda tenham seu lugar no aprendizado online, as plataformas interativas de ensino mediado por computador são claramente a opção superior para aqueles que desejam se aprimorar profissionalmente em um curso técnico.


 

Referências:

  1. Chen, S. (2019). Comparison of Interactive Learning System and Traditional Teaching Method for College English. Journal of Physics: Conference Series, 1198(4), 042073. doi: 10.1088/1742-6596/1198/4/042073

  2. Kang, M., & Im, T. (2017). Effects of the Interactive Learning System on Student Achievement, Self-Directed Learning Readiness, and Motivation. Journal of Educational Technology & Society, 20(1), 136-147.

  3. Lee, H., & Song, J. (2018). Effects of Interactive Learning System on Student's Learning Attitude, Learning Satisfaction, and Achievement in Secondary School Mathematics Class. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(2), 595-607. doi: 10.12973/ejmste/80719

  4. Liang, J. (2019). An Exploration of the Effectiveness of Interactive Learning System on Students' Learning Motivation and Attitude. 2019 4th International Conference on Education, Management and Social Science (ICEMSS 2019). doi: 10.2991/icemss-19.2019.157

  5. Rovai, A. P., & Jordan, H. M. (2004). Blended Learning and Sense of Community: A Comparative Analysis with Traditional and Fully Online Graduate Courses. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 5(2). doi: 10.19173/irrodl.v5i2.179

  6. Schutze, P., & Whelan, E. (2018). The Impact of an Interactive Learning System on Students' Learning Outcomes: Evidence from a Randomized Controlled Trial. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 15(1). doi: 10.1186/s41239-018-0094-4

  7. Shneiderman, B. (2020). The New ABCs of Research: Achieving Breakthrough Collaborations. New York: Oxford University Press.

  8. Tham, J. L., & Heng, S. S. (2017). The Effectiveness of Interactive Learning System on the Learning Outcomes of Undergraduates in Biology. Journal of Educational Technology & Society, 20(2), 197-210.

  9. Wang, F., & Hannafin, M. J. (2005). Design-Based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. Educational Technology Research and Development, 53(4), 5-23. doi: 10.1007/BF02504538



30 visualizações0 comentário

Comentarios


rascunho para anuncios e banners (Anúncio para Facebook).jpg
bottom of page